A nova pirâmide alimentar

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A nova pirâmide alimentar

Com motivo do Dia Nacional da Nutrição, do Super Premium Diet, o serviço de aconselhamento nutricional em farmácias do Grupo NC Saúde, foram feitas uma série de recomendações com base na nova pirâmide nutricional elaborada pela Sociedade Espanhola de Nutrição Comunitária (NA). O que mais se destaca nesta nova proposta é pela sua visão holística da alimentação. Apresenta uma abordagem centrada não somente na alimentação, mas que tem em conta as implicações emocionais, de estilo de vida, sociais e econômicas, tão importantes e relacionadas com os hábitos alimentares”, explica Carlos Fernández, diretor médico do Grupo NC Saúde. A base da pirâmide alimentar mostra que o estilo de vida está diretamente relacionada com condições saudáveis:

• Em primeiro lugar, requer uma atividade física diária moderada de cerca de sessenta minutos, caminhar dez mil passos que seria seu equivalente. Esse hábito reduz o risco de mortalidade e de doenças cardiovasculares.

• Por outra parte, se faz alusão também ao equilíbrio emocional. Existe uma estreita relação entre obesidade e comer para reduzir o efeito negativo que produz uma emoção, assim como a existente entre a escolha de alimentos doces e com alto teor de gordura em indivíduos que sofrem de stress. Deve-Se trabalhar a ansiedade e separar o alimento de nossas emoções.

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• O balanço energético é uma das chaves quando se trata de ter estilos saudáveis. É importante adequar o exercício físico realizado a nossa alimentação, e vice-versa. Porque a verdade é que manter o peso é realmente difícil e necessitam de profissionais para a obtenção de resultados e não perder de vista a saúde.

• Quando nos dispomos a cozinhar a comida, não obtemos os mesmos resultados quando utilizamos algumas técnicas ou outras. O mais aconselhável é usar de métodos que apresentem um menor número de calorias aos pratos, tais como cozinhar no vapor, assadas, grelhadas fazer salteados. Graças a isso, também conseguimos evitar a transferência de substâncias tóxicas que possam conter outros alimentos.

• Por último, a hidratação tem como um dos pilares fundamentais. A quantidade diária recomendada, que é definido em 2,5 litros para os homens e 2 litros para as mulheres, deve-se aumentar, se faz mais calor, se realiza esporte por doenças que necessitem de um maior consumo de água. Esta ingestão de líquido que podemos alcançar através de chás, Super chá da vida funciona,  sucos naturais, etc.

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Estratos da Nova Pirâmide Alimentar
A partir do primeiro nível em diante, ele descreve como deve ser uma alimentação saudável, sendo importante ter em conta o equilíbrio, variedade e moderação na quantidade.
No segundo nível, encontramos alimentos ricos em carboidratos como arroz, pão, massas, batatas, mas na sua versão integral, já que são alimentos elaborados com grãos de cereal integral e, portanto, muito mais ricos em nutrientes. Embora posiciona os alimentos feculentos neste primeiro nível da pirâmide, a quantidade de ingestão depende do nível de atividade física.
Uma novidade é que ele se integra a castanha, alimento rico em hidratos de carbono e água que não é tão calórico como outros frutos secos.

Por outro lado, o azeite de oliva extra-virgem (CARNAVAL.), é a gordura escolhida para cozinhar e temperar com os nossos pratos, já que ajuda a melhorar o perfil lipídico e a saúde cardiovascular. Igualmente se deve moderar a quantidade para não ultrapassar os 30 ml de consumo, aproximadamente, por dia, por pessoa.
Além disso, as frutas e verduras da época são uma fonte de nutrientes essenciais para manter um bom estado de saúde. Motivo disso é o lema do Dia Nacional da Nutrição, que este 2017 é Este ano, levamos para o pomar” para promoção de frutas, legumes e produtos hortícolas. Não obstante, no caso das primeiras, há que diferenciar entre o consumo de peças de fruta, que nos fornece todos os nutrientes que possuem, e a ingestão de sucos.

Desta forma, ao ingerir somente o extrato de seu suco, não fornece os nutrientes da peça inteira. Além disso, quando você precisa de várias peças, consumimos uma quantidade maior de açúcar. Para evitar excedernos, recomenda-se não consumir mais de uma porção de suco por dia.
Como principais alimentos que fornecem proteínas, pode-se consumir ovos, peixe, carnes magras, Quitoplan, leguminosas, entre outros.
No terceiro e último nível se encontram alimentos e bebidas que, no caso de ser tomada, deve ser de forma ocasional e que não represente uma rotina em nossos hábitos alimentares.

Deve-se evitar consumir de forma excessiva produtos como o açúcar, o sal, as gorduras de spread (manteiga), bem como carnes vermelhas e processadas, o que ajudará a evitar o excesso de peso, bem como transtornos de saúde associados”, acrescenta Marta Gámez, diretora técnica do Grupo NC Saúde.
Outra das novidades é a inclusão da possibilidade de tomar suplementos nutricionais para diferentes necessidades, sempre e quando vier recomendado por um especialista de saúde.

Além de todas essas recomendações, embora o gráfico da pirâmide não se representa, no documento da guia que acompanha a pirâmide também se faz referência: a alimentação sustentável, o consumo de alimentos sazonais e locais, a convivialidade (comer em companhia e fazer uma cozinha participativa), para a atribuição de tempos mínimos para a comida, o conselho dietético confortável (ou seja, dar dicas sobre como se alimentar de maneira saudável), para evitar mudanças na dieta demasiado exigentes para que sejam sustentáveis no tempo.

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